Blog

19/09/2019

Seguro viagem: Saiba tudo sobre ele!

Seguro viagem: Saiba tudo sobre ele!

Olaaá, amigo viajante!


Ninguém sabe quando imprevistos podem acontecer, e precisamos estar preparados... imagina no exterior, a dor de cabeça que pode dar?
Se você sofre qualquer tipo de acidente ou ocorre um imprevisto, você vai ter assistência garantida com o seguro. O seguro cobre voos de volta, além de cobrir a assistência de saúde no caso de uma internação. Separamos algumas informações básicas, para você ficar informado sobre o que é o seguro viagem!


Mas o que é um seguro viagem?


Pense em um plano de saúde temporário. Esse é o seguro. Além de valer como garantia de indenização para diversas situações, entre elas acidentes, possível problema de saúde, etc.
O seguro saúde, por exemplo, pode ser utilizado no Brasil, porém não é válido para fora. O seguro viagem possibilita um extra, porque além da assistência (compensação financeira) ele ainda vai te possibilitar seguro com situações como perda de voos, extravio da bagagem e até mesmo (em alguns dos casos) roubos.
Ou seja, com o seguro viagem você está assegurado no seu planejamento de viagem!


E os tipos de seguro de viagem?


Você deve definir o período que deseja contratar esse tipo de serviço. Normalmente esse tipo de contratação dura o período da viagem (por exemplo, a data de saída do Brasil à data de chegada) para que o segura cubra os voos e o extravio da bagagem (caso este ocorra). Existem também alguns que são anuais. Você decidirá o que é melhor para você. Mas caso você viaje com muita frequência estas são as opções mais indicadas. E não esqueça. O custo-benefício compensa, e muito!


Quanto custa um seguro viagem?

Você pode denominar o preço através de alguns fatores:


- A cotação vai ser feita a começar pelo tempo de viagem;
- Algumas situações podem exigir seguros diferenciados, que acabam encarecendo, como por exemplo, cobertura para esportes radicais, mulheres viajando grávidas, idosos com mais de 70 anos e viajante com doença pré-existente. (Estes exemplos servem para que o seu plano possa ser atendido de forma certa e você não correr o risco de ficar na mão caso algo grave nessas situações aconteça.
Uma coisa aqui é certa: O preço será bem mais baixo que uma consulta médica no seu país de destino! E, também, será uma quantia pequena do orçamento total de uma viagem internacional!


Atenção na contratação do seguro viagem! O que eu devo observar?


- Ao consultar um seguro viagem, você verá que os planos variam bastante de preço. E daí? Isso acontece de acordo com o valor da cobertura (quando o seguro cobre em casa de assistência médica, se existe transporte de helicóptero incluído em caso de necessidade, etc). Situações de risco? Pense no seguro!
Você sabia que os procedimentos médicos fora do país são na maioria das vezes inviáveis? Caríssimos? Nos Estados Unidos por exemplo, não há hospital público! Isso mesmo! Não há serviço público de graça! Tudo é cobrado! E não são baixos! Considere tudo isso!
E, se você pratica algum esporte radical, busque por um que inclua a palavra ESPORTE no nome (ou um que deixe clara essa questão de apólice).
Veja bem se esse seguro inclui o país para onde você irá viajar. E lembre-se de emitir o seguro com o início da sua data de SAÍDA do Brasil e término na sua data de CHEGADA no Brasil.


E o que especificamente o seguro de viagem cobre?


Como já falamos o seguro viagem cobre despesas médicas e indeniza em algumas situações extras como o cancelamento de voo e extravio de bagagens. Mas dentre as principais coberturas do seguro podemos citar:


- Despesas farmacêuticas
- Atendimento médico e odontológico 24h
- Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
- Remarcação de passagem para regresso;
- Indenização no caso de morte;
- Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
- Localização de bagagem extraviada;
- Indenização no caso de extravio de bagagem;
- Seguro no caso de interrupção ou cancelamento de viagem, em caso de emergência médica.