Blog

13/08/2019

5 passos para um planejamento de viagem perfeito

5 passos para um planejamento de viagem perfeito

Horas de pesquisas em sites, vídeos, blogs e revistas para realizar o planejamento de viagem perfeito.
Por anos centenas de pessoas acabam por ter suas férias frustradas por não ter realizado um planejamento de viagem perfeito. Porém depois de ler esse post pode ficar tranquilo, você não irá fazer parte desse grupo.

Planejar a viagem exige muita dedicação

Planejar a viagem exige muita dedicação

Existem diversas formas em se fazer um planejamento de viagem perfeito. Em geral, a fórmula tem alguns pontos centrais que precisam ser seguidos.

1- Tempo de antecedência de planejamento


O tempo em que uma viagem precisa planejada com antecedência varia muito do lugar em que você pretende ir. Não existe um tempo perfeito, mas a média é em torno de 3 meses para viagens que exigem um custo maior e uns 2 meses para viagens curtas

Claro que aquela promoção de última hora e que não exige um planejamento pode ser aproveitada sem medo

Nessa etapa devem ser levadas em conta algumas questões essenciais como: o destino escolhido, clima do local, valores, documentos e restrições.

2- Baixa ou alta temporada


A importância dessa etapa no seu planejamento de viagem vai impactar diretamente no seu orçamento de viagem. Viajar em alta temporada pode ser maravilhoso pois a diversidade de culturas e pessoas é imensamente maior.

Geralmente altas temporadas para quem tem um orçamento maior disponível pode ser uma experiência incrível. As lojas estão lotadas de lançamentos e os restaurantes com cardápios especiais.

Porém não fique triste em viajar na baixa temporada!!!

Com preços acessíveis, montar seu planejamento de viagem pode sair até 50% mais barato e você ainda terá cidades com um fluxo menor de pessoas, muitas promoções e claro a possibilidade de negociar preços com os comerciantes locais

3- Escolher o seguro ideal


Aqui está a base que vai dar segurança ao seu planejamento de viagem, o seguro além de ser obrigatório em alguns casos, ele é de EXTREMA IMPORTÂNCIA   para que sua viagem se torne um pesadelo.

O seguro pode ser adquirido de varias formas e você pode saber todos os detalhes da importância dele nesse post especial que preparamos.

4- Orçamento


Definido o destino com antecedência, o período em que a viagem vai ser realiza e o modelo de seguro chegamos a hora de colocar no papel os demais gastos do planejamento de viagem.

Colocar em uma planilha o dia a dia da viagem é uma ótima maneira de iniciar todo o processo de “orçar” a viagem.

Gastos com alimentação podem ser colocado por dia, logo após uma pesquisa sobre preços e média de gastos por cidade.

Os transportes que serão usados também podem ser simulados no planejamento ( Uber, táxi, trens e até mesmo aluguéis de bicicletas).

Atente-se para a importância dessa planilha estar atualizada pois a variação cambial muda muito e deixar ela desatualizada pode ter uma diferença considerada no final

Outra dica importante !!!

Não esqueça de colocar a planilha na moeda local que você irá utilizar e providenciar um cartão de crédito internacional para caso algo sair do planejando e você precise utilizar um crédito extra.

E por último ….

Caso sua viagem seja internacional e precise de alguma documentação extra, não esqueça de por esse gasto também na sua planilha de controle de gastos.

5- Contrate profissionais capacitados


Se você chegou até aqui é porque realmente sabe o quão trabalhoso será esse processo de planejamento de viagem.

A correria do dia a dia, questões familiares e aquela relaxada do final de semana terá que ser substituída por muito café e um bom sinal de internet

Mas existe uma solução !!!!

Utilizar profissionais gabaritados e com uma vasta experiência em viagens pode tornar essa etapa menos trabalhosa. E é nesse momento que as agências de viagens entram em cena.

Pesquisar orçamentos, roteiros, passagens aéreas, transferes e hotéis pode dar um trabalho danado mas o agente de viagem tem toda a expertise de encontrar as melhores opções e de maneira rápida.

O seu único trabalho será escolher o destino, numero de pessoas e um orçamento pré definido ( esse detalhe vai ajudar o agente a cotar as melhores opções dentro do seu orçamento)

Outro fator importante é a segurança que você terá de não correr o risco de ser enganado por um hotel com uma reputação ruim e que você sem querer não pesquisou as referências corretamente